REFLEXÕES

I. O CHEFE DO EXÉRCITO DA SÍRIA E O SEGREDO DA VITÓRIA.
(II. REIS 5)
A história registra a capacidade do homem, semelhança do criador, em construir importantes monumentos. Algumas destas obras se tornaram símbolos de uma época. Dentre elas poderíamos enumerar: as Grandes Pirâmides de Gizé, o Mausoléu de Halicarnasso, os Jardins Suspensos da Babilônia, Colosso de Rodes, o Farol de Alexandria, a Estátua de Zeus Olímpico e o Templo de Ártemis. Pela sua beleza e esplendor esses monumentos foram denominados de “As sete maravilhas do mundo”. Nas construções da sociedade moderna temos o Cristo Redentor no Rio de Janeiro; a Torre Eiffel em Paris; a Estátua da Liberdade em Nova Iorque e outros. Atualmente uma campanha elegeu as sete maravilhas do mundo moderno
Folheando a Bíblia, encontramos registros de muitas maravilhas realizadas por Deus. A própria presença da Bíblia entre nós demonstra a soberania do criador, pois ela resistiu aos poderosos impérios, às grandes perseguições, e permaneceu como a carta da revelação de Deus. Nela encontramos a história de um importante chefe do exército da Síria.

Este era Naamã, homem forte, valente, corajoso destemido, honrado e de confiança do rei da Síria pelas qualidades demonstradas nas suas triunfantes guerras. Mas um dia ele foi derrotado numa única batalha. Qual o inimigo? A lepra. O que lhe restava além dos títulos e glórias? Naamã estava destinado ao isolamento, à descriminação, à exclusão social e à morte. Seus familiares viviam momentos de angústias. Porém em umas das suas vitoriosas batalhas, ele trouxe uma menina como escrava para servir a sua mulher. Esse era o costume dos vitoriosos escravizarem os derrotados. Mas aquela menina era israelita e muito especial.

Observando a angustia que tomava conta daquela família, à menina falou a sua senhora: “Oxalá o meu Senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria”. Ele o restauraria da sua lepra. Naamã creu e foi ao profeta Eliseu, que mandou um mensageiro dizer: Vai, e lava-te sete vezes no rio Jordão... E serás purificado. Naamã creu na história de uma criada. Mas dar sete mergulhos no rio Jordão parecia brincadeira... Na realidade é isso mesmo que acontece com o homem. Vence obstáculos difíceis, enquanto pequenos empecilhos tornam-se responsáveis pela sua queda. A resposta para muitos problemas da humanidade, encontra-se na simplicidade de Jesus, mas muitos insistem em buscar meios mais difíceis, rejeitando tudo que Ele fez e faz.

Porém, Naamã orientado pelo seu servo obedeceu, e ao dar os sete mergulhos viu sua pele tornar-se com aparência da pele de recém nascido. Acredito que Naamã chamaria aqueles sete mergulhos das sete maravilhas da sua vida, pois naquele momento nada era mais necessário e precioso do que sua saúde. Na Síria ele já tinha conquistado a glória e a fama, mas a lepra o fez um derrotado. E ninguém conseguia resolver sua causa. Onde estavam os amigos? Qual a importância das suas medalhas? De que serviam os seus títulos? Também os seus bens não trouxeram a solução tão desejada. Mas Deus o limpou da lepra.

Hoje muitos têm tudo aos seus pés, posição social, recursos financeiros, bens materiais e amigos influentes, entretanto, nada podem fazer para solucionar a sua causa. Creia o teu problema, o vazio que toma conta da sua vida só será preenchido com o maravilhoso encontro com Jesus de Nazaré.
Para alcançar sua vitória é necessário dar os sete maravilhosos mergulhos. Mergulhe! Este é o caminho dos vitoriosos: a fé, a obediência, a humildade, o perdão, a gratidão, o desprendimento e o amor.
Como está o seu coração? Receba Jesus.

Nenhum comentário:

DIA DA MULHER CRISTÃ 03 DE ABRIL. PARABÉNS!